UTI - FISIO INTERNA

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atualmente composta por 09 leitos, se destina ao cuidado intensivo dos pacientes mais graves, com necessidade de grande vigilância clínica ou suporte aos órgãos que estejam com funcionamento prejudicado, como por exemplo ventilação mecânica, necessidade de drogas para manter pressão arterial, etc. Uma equipe multiprofissional emprega vários equipamentos e medicamentos sofisticados com o intuito de corrigir ou remediar situações que ameaçam a vida. Ao mesmo tempo, um sistema completo de vigilância acompanha de modo ininterrupto diversos parâmetros biológicos importantes para orientar o tratamento e detectar imediatamente complicações indesejadas. 

Fotos do COMPLEXO

Dúvidas Frequêntes

Recomendações para a Visita

Antes de tudo, ao entrar na UTI lave as mãos antes de se dirigir ao paciente. Alguns pacientes necessitam que a família use avental, máscara e luvas na visita. Nestes casos trata-se de precaução para disseminação de infecções.

Como posso obter informações sobre meu familiar?

Durante a visita, nossa equipe médica passará informações sobre o paciente na beira do leito. Neste momento responderemos as dúvidas levantadas pela família. As informações serão passadas para uma pessoa, que será responsável por repassá-las ao restante da família. Algumas dúvidas, relativas a especificidades de procedimentos cirúrgicos podem ser esclarecidos pela equipe cirúrgica em outro momento. Não serão passadas informações por telefone, pois não podemos garantir que estamos passando a informação para a pessoa certa.

 

Posso falar com meu familiar, ou amigo?

Os diversos fios, sondas e aparelhos conectados em seu familiar podem gerar insegurança em como se comportar na visita. Seja natural. Você pode tocar e fazer carinho em seu familiar/amigo. Alguns pacientes estão sedados, e por isto, dormindo, ainda assim você pode falar com ele. Alguns pacientes estão apenas com sedação leve e podem lhe escutar. A voz familiar ajuda a orientar e tranquilizar o paciente.

Posso trazer comida e objetos de higiene e uso pessoal?

Todos os nossos pacientes são acompanhados por nutricionista. A dieta é individualizada para cada paciente e para as necessidades dele frente a doença. Todos os alimentos antes de entrar na UTI passam por rigoroso controle de qualidade, assim, solicitamos não trazer alimentos de fora do hospital, pois não podemos garantir a qualidade destes. Caso o paciente solicite comer algo diferente converse com nossa equipe. Faremos o possível para atender.

Para pacientes acordados, permitimos que os mesmos portem revistas, livros, ou rádio pequeno com fone de ouvido. Estes pacientes podem ainda ficar com óculos e aparelhos auditivos.

Dispomos de todo o material necessário para o cuidado dos pacientes, entretanto, se a família ou paciente desejar, pode trazer objetos de higiene pessoal e deixar com nossa equipe.

Porque meu familiar está inchado?

Algumas doenças graves provocam inflamação sistêmica, isto faz com que o paciente retenha líquido e fique inchado. Conforme a melhora do quadro o paciente tende a voltar ao normal.
 

Para que todos estes fios, tubos e sondas?

O paciente internado na UTI precisa ser monitorado. Para isto, fica conectado a aparelhos que mostram continuamente os batimentos do coração, o nível de oxigênio do sangue, a pressão arterial entre outros dados importantes para seu cuidado. Nossos pacientes podem ainda necessitar receber medicações através de cateteres especiais, e dieta por meio de sonda que levam a dieta diretamente para o estômago. A diurese em muitos casos é monitorada através de sondas urinárias. Alguns pacientes necessitam ainda do auxilio de aparelhos e tubos que levam o oxigênio direto para os pulmões e tornam mais fácil de o paciente respirar. Em alguns casos, quando este tubo permanecer por muitos dias, pode ser necessário fazer uma cirurgia para a colocação de um outro tubo no pescoço (traqueostomia), que substituirá o tubo da boca.

Posso solicitar a visita religiosa a meu familiar?

Sim. A família pode solicitar junto a equipe de nossa UTI a autorização para a visita de um religioso da escolha e contato prévio da família.  Esta visita pode inclusive ser marcada em um horário especial de acordo com a disponibilidade.
 

Quanto tempo meu familiar ficará na UTI?

Não há como determinar. Este tempo depende da evolução do paciente e isto varia de caso a caso.

  • Endereço
    Rua Paraíba, 1003
    Centro
    Estância Turística de Avaré
  • (14) 3711-9100
  • horario de funcionamento
  • Internações 24hs
  • Urgência e Emerêgncia 24hs
  • Setores Administrativos:
  • Segunda a Quinta: 07:00 às 17:00
  • Sexta: 07:00 às 16:00