Quimioterapia é a utilização de drogas, injetáveis ou por via oral, com o objetivo de destruir ou bloquear o crescimento das células cancerosas. Apesar da “fama” da quimioterapia, algumas desinformações precisam ser esclarecidas.
Não existe uma quimioterapia. Estão disponíveis centenas de tipo de medicamentos contra o câncer, cada um com ação específica, e com toxicidade ou efeitos colaterais específicos. Alguns quimioterápicos são extremamente bem tolerados, enquanto outros podem causar efeitos colaterais importantes.
Nem todos os tumores respondem a todos os quimioterápicos. A SantaCasa de Avaré discute e estabelece, para cada tumor e em cada paciente, o conjunto de quimioterápicos mais eficaz e menos tóxico. A famosa oncologia personalizada. O tratamento “costurado” individualmente para cada situação.
A frequência de administração destes medicamentos depende das drogas empregadas. Pode ser diariamente (muitas vezes empregado em quimioterapia oral), semanalmente ou a cada 2 ou 3 semanas.
A duração do tratamento pode variar muito. Não existe uma obrigação fixa para cada protocolo. Apesar de existirem diretrizes que orientem o número de ciclos, a SantaCasa de Avaré tem por norma avaliar a cada 2-3 meses a tolerância do paciente ao esquema de quimioterapia, assim como a resposta do tumor ao tratamento. Somente então decide se continua ou não o mesmo esquema terapêutico.