Laboratório

Home / Laboratório

Urina Jato médio, urocultura ou Urina amostra isolada

• Colher preferencialmente a primeira urina da manhã ou dar um intervalo mínimo de 3 horas após a última micção;
  • Usar sempre recipiente próprio fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia;
  • Rotular o recipiente com nome completo;
  • Desprezar o 1º jato da urina, sem interromper a micção, e recolher o jato médio, evitando encher o frasco até a tampa. Desprezar também o jato final. Fechar o frasco imediatamente.
  • Após a coleta, trazer ao laboratório no prazo máximo de uma hora.
  • Informar se está ou esteve em uso de antibióticos e/ou antissépticos urinários.

HIGIENE:

• Homem: Lavar as mãos, em seguida lavar o pênis, retraindo todo o prepúcio, enxaguar e secar com gaze estéril ou toalha bem limpa.
  • Mulher: Lavar a região genital de frente para trás, enxaguar e secar, usando gaze estéril ou toalha bem limpa.
  • Criança: Colher sempre que possível, no laboratório com cuidados especiais de assepsia.

Urina de 24 horas

• Ao levantar pela manhã, o cliente deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário. A partir desse momento, toda vez que urinar, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções.
  • Armazene toda a urina colhida em recipiente descartável ou garrafas vazias de água mineral. Não usar outra embalagem.
  • Se a quantidade de urina for maior do que o frasco comporta, use frascos adicionais (quantos forem necessários), para conter todo o volume de 24 horas. Pois se acontecer perda, haverá erro no exame.
  • Na manhã seguinte, deve-se coletar toda a urina contida na bexiga e encerrar a coleta no horário correspondente ao horário que desprezou a primeira micção da véspera.
  • Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual.
  • Todo o volume urinário coletado nas 24 horas deverá ser encaminhado ao laboratório logo após ser retirado do refrigerador.

OBS.: Para o exame CLEARENCE DE CREATININA, deverá ser informado ao laboratório o peso e altura do paciente. Este deverá comparecer ao laboratório em jejum para colher sangue para dosagem de creatinina sanguínea, quando for entregar a urina.

Fezes

• Não usar laxativos para colher as fezes (só a critério médico).
  • Colher as fezes do dia e trazer imediatamente ao laboratório.
  • Se não puder entregar no mesmo dia, manter em geladeira (na parte baixa) até o dia seguinte.
  • Não encher completamente o frasco.

Espermograma

• Abstinência sexual de 3 a 5 dias.
  • Urinar antes de colher.
  • Colher por masturbação manual, e ejacular dentro do frasco fornecido pelo laboratório.
  • Em hipótese alguma deverá haver perda de material. Se isto acontecer, comunique o atendente e colha nova amostra dentro de três dias.
  • Colher preferencialmente no laboratório, ou enviar o material com máximo 1 hora, após realizada a coleta.

Escarro

• Uma boa amostra de escarro é a que provém da árvore brônquica, obtida após esforço de tosse, e não a que se obtém da faringe ou por aspiração de secreções nasais, nem tampouco a que contém somente saliva. O aspecto ideal da amostra é mucopurulento.
  • É necessário jejum. Lavar as mãos e higienizar a cavidade oral com água (sem utilizar creme dental ou soluções antissépticas para gargarejo) antes da coleta. Caso use próteses dentárias, deverá retirá-las antes de higienizar a cavidade oral.
  • Inspirar profundamente, reter o ar por alguns instantes (segundos) e expirar. Após repetir esses procedimentos três vezes, tossir. Imediatamente após o ato da tosse produtiva, o paciente deverá abrir o pote e expectorar a secreção dentro dele sem encostar os lábios no pote ou tocar a parte interna com os dedos, pois há o risco de contaminação da amostra;
  • O paciente deve transportar o pote com o escarro no saco plástico ao laboratório, protegido da luz solar, idealmente, em 2 horas do momento da coleta.

Urina amostra assistida

• A amostra de urina deverá ser colhida no laboratório, assistida por um funcionário.
  • Glicemia pós prandial
  • A amostra precisa ser coletada duas horas após o término do almoço.
  • O paciente deve alimentar-se com refeição normal. Não ingerir bebidas alcoólicas durante essa refeição.

Rua Paraíba, 1003
    Estância Turística de Avaré